O EBX 5.9.0 já está disponível

Apresentando a sua nova aparência e navegabilidade, novas formas de visualização de dados, o Toolkit REST e nova versão do EBX GO.

 

A Orchestra Networks anunciou a disponibilização geral da nova versão do EBX, o 5.9.0, e analisando a nota de lançamento separamos as novidades mais significativas:

  • Nova aparência e forma de navegar

 

Partindo da premissa de facilitar a usabilidade de todos os usuários – sejam eles os finais, os data stewars, administradores ou desenvolvedores – a interface do usuário do EBX foi repensada para melhorar a clareza e usabilidade.

 

  • Novas formas de visualização

O EBX sempre ofereceu múltiplas formas de visualizar seus modelos e dados. Com base no modelo de hierarquia compreensiva e visão em gráficos, adicionamos uma grande quantidade de novas capacidades que serão úteis aos usuários.

Modelos de visualização:

Orientada para dados

 

Está mais fácil do que nunca obter visualizações de seus modelos de dados no EBX. As visualizações de modelo de dados do EBX incluem, não apenas, os conteúdos do diagrama clássico de entidade-relacionamento, mas também percepção/compreensão de restrições de consistência, sobre os relacionamentos cross-domain/multi-domain típicos de um MDM multidomínio. Também está incluído no novo modelo de visualização de dados uma API completa, que pode ser utilizada para visualizar outros modelos, como um sistema de metadados encontrado em dicionários ou catálogos de metadados.

Orientada para workflows

 

Do lado do workflow, adicionamos, com base em BPMN, uma nova forma de visualização/edição, que amplia a hierarquia de modelagem já existente. A visualização não é estática, pode ser utilizada também para performar edições e analisar subordinações.

 

  • Visualização de relacionamento de dados

 

Construído sob a já fortalecida hierarquia gráfica de visualizações, foi adicionada uma nova capacidade de entendimento de impacto, linhagem de dados e relações multidimensionais, além de complexas hierarquias. As novas visualizações são interativas e fáceis de utilizar, basta selecionar um set de registros. Estas visualizações estão disponíveis em todas as plataformas, inclusive no app EBX GO.

 

  • EBX GO 2.0

O EBX GO, o app nativo para aparelhos iOS e Android, continua evoluindo rapidamente, com base nos feedbacks de nossos consumidores e demandas. A versão 2.0 inclui várias melhorias, como:

- Habilidade de fazer o download de digital assets;

- Acesso ao dashboard de data quality;

- Visualizações de data model e data quality (apenas para tablets)

 

 

 

  • REST Toolkit

Um dos pontos fortes do design do EBX model-driven, é que o UI, os web services e as camadas de persistência são geradas por nossas engenharias. A geração diminui o tempo de ciclo requeridos pelas equipes de projetos, por conta de o tempo e esforços requeridos por DB, UI e desenvolvimento de web services é removido. É possível focar em tarefas de maior valor e responder a requerimentos

Nossos consumidores podem focar em tarefas de maior valor e responder a requerimentos mutáveis e novas informações de forma mais ágil.

De forma a estender os serviços REST autogerados, é introduzido um novo Toolkit, que permite ao nosso cliente implementar serviços customizados ao REST e permitir que fiquem disponíveis através do padrão de API EBX REST. Com base nas anotações de JAX-RS 2.1, o Toolkit permitirá que clientes criem novas APIs, de forma que data services complexos sejam expostos à aplicações ou que novas interfaces, que ainda nem podemos imaginar, sejam criadas.