Como otimizar a utilização dos dados gerados pela aplicação de Master Data

Falar sobre Data Management não é mais uma novidade, afinal já estamos acostumados com termos como MDM e Workflow. Fazer a gestão das informações que são coletadas pela sua organização e transformá-las em dados pode ser muito trabalhoso, mas o resultado disso certamente trará muitos benefícios.

Motivos para fazer essa adoção também não faltam, afinal dados são a base para tomadas de decisões estratégicas, e sem eles não seria possível entender com facilidade processos e informações sofisticadas que são transacionadas a todo tempo dentro da organização. Direta ou indiretamente, seja no dia a dia ou em um contato direto com um cliente, todas as ações que são feitas dentro da empresa geram informações, e muitas vezes estas informações passam diretamente para o departamento que as solicitou, sem nenhum outro contato com a organização, e isso pode ser um desperdício de investimento.

O compartilhamento das informações entre os departamentos pode ser muito enriquecedor para a organização, uma vez que vários departamentos podem utilizar a mesma informação de maneiras diferentes e para finalidades diferentes. Da mesma forma que existem vários canais de coleta destes dados, existem várias formas de utilizá-los (e sem esbarrar em quebra de sigilo do usuário), fazendo com que o investimento para receber as informações e transformá-las em dados seja único, mas otimizado.

Benefícios

Fazer com que os dados sejam relevantes é uma premissa para as empresas que adotam aplicações de Data Management, mas utilizar estes dados relevantes de forma eficiente pode gerar benefícios como:

  • Tomadas de decisões melhores e mais eficazes

Dados são informações confiáveis, então usá-los como base para tomadas de decisões gera resultados positivos;

  • Otimização do tempo

Não é necessário buscar uma informação que já está pronta, apenas alocada em outro departamento, e que pode ser compartilhada;

  • Redução de custo operacional

Uma vez que os dados já foram gerados, reutilizá-los fará com que novos gastos sejam cortados, e o que foi investido a princípio seja otimizado;

  • Aumentar a comunicação entre as equipes

A colaboração entre as equipes é benéfica para o bom clima e a transparência dentro da empresa, e ao unir duas equipes de áreas relacionadas para trocarem informações, elas acabam consequentemente trocando ideias que podem gerar novos negócios.

 

A compreensão dos dados, das normas de privacidade do usuário e como encontrar um equilíbrio entre estes dois fatores é essencial. Uma vez que os dados podem ser compartilhados entre as equipes e o investimento pode ser otimizado, a sua organização poderá contar com benefícios em vários níveis.

Para saber mais, entre em contato com a gente.