Aplicação do Master Data Management em instituições financeiras

Com a crescente quantidade e complexidade de aplicações, report de estruturas, regulamentações e processos internos, os benefícios de estabelecer uma estratégia de Data Management são significativos. O compartilhamento de dados possibilita reports precisos e flexíveis, além de permitir que as organizações se adaptem rapidamente à mudanças organizacionais e, mais importante, garante o compliance com padrões contábeis e regulatórios.

Entenda melhor:

Garantia de conformidade regulatória

O setor é rodeado de normas nacionais e internacionais, tanto as que são mais recentes quanto as mais antigas, porém ainda vigentes. Com uma aplicação de gerenciamento de dados, é possível manter a conformidade com todas elas de forma automatizada e pré-programada.

Estreitamento de relacionamento com o cliente

A coleta e higienização dos dados de clientes gera uma valiosa consequência: a aproximação. Possuindo conhecimento de informações como comportamentos de navegação, padrões de compra e informações demográficas, é possível desenvolver estratégias para gerar e manter um relacionamento com esse cliente, seguindo a tendência de personalizar o atendimento e o serviço.

Aumento do ROI

Uma vez que o investimento em buscar novos clientes já foi feito, os dados que foram coletados a partir daí permitem que novas comunicações e ofertas sejam enviadas à mesma pessoa, gerando novas possibilidades de contato e ampliando o retorno sobre o mesmo cliente.

Visão consolidada dos dados

Ao possuir os dados de diferentes fontes reunidos na mesma plataforma, a organização gera consequentemente vantagens competitivas como otimização de tempo na geração de reports e o cruzamento de informações para gerar o Master Data, oferecendo dados qualificados e sólidos para basear os processos e tomadas de decisão.

Governança

A Governança de Dados compreensiva em uma estratégia de Data Management garante precisão e integridade dos dados mestre. O usuários conseguem acessar e compreender facilmente estes assets, sejam eles informações de clientes, de contrapartes, de instrumentos financeiros ou internos, possibilitando que análises sejam feitas de forma simples e com a garantia dos recursos certos, para que os resultados sejam precisos e confiáveis.

O maior benefício alcançado com a adoção do MDM nas instituições financeiras é manter os dados, tão relevantes e essenciais para os negócios, confiáveis e sólidos, os trazendo das diversas plataformas e os unificando em uma única solução. Grandes objetivos podem ser alcançados quando as informações-base para as decisões são sólidas e indubitáveis.

 

Para mais informações clique aqui e entre em contato com a gente.